Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 JOGOS PERDIDOS
 The Jenniffers - O novo rock!
 Distintivos!


 
 
No Esquinado - Curiosidades futebolísticas e estatísticas sobre futebol com o Selo JP


Times acreanos na Série B do Brasileiro

Opa,

Depois de algum tempo, temos finalmente mais um post aqui no NO ESQUINADO, o blog-irmão do JOGOS PERDIDOS. E hoje o post é para iluminar a cabeça de muita gente por aí, que acredita que nunca tivemos times do Acre jogando a Série B Nacional. Digo isso pois vejo em vários veículos da mídia frases como "O Rio Branco lidera seu grupo na terceira fase e é a melhor chance do Acre chegar pela primeira vez à Série B".

Isso é aquele velho esquema de falta de pesquisa em informações. Tanto o Rio Branco, que disputou por três vezes a Segundona, quanto o Independência, já jogaram o segundo nível do campeonato Brasileiro. O Rio Branco em 1989, 1990 e 1991 e o Independência em 1991. Coloco aqui um pequeno resumo das campanhas dos times nesses campeonatos.

RIO BRANCO FC

No ano de 1989, o time do Rio Branco fez ótima campanha numa Série B que foi disputada por um total de 96 times (recorde de equipes num nacional só superado pela Copa João Havelange de 2000 com 114 times e pela Série C de 1995 com 108). Se classificou em primeiro lugar para a Segunda Fase num grupo que tinha mais cinco times. E a equipe foi longe, passando por Ceilândia na segunda fase e só parando na terceira fase quando foi eliminado pelo Ceará.

Mas a campanha do time acabou classificando a equipe para a Série B de 1990, pois seu 16º lugar na tábua de classificação final garantiu uma vaga, que era reservada aos primeiros 22 colocados. No ano de 1990, numa enxuta Série B com 24 times participantes, caiu num grupo nada regionalizado, com Anapolina, Grêmio Maringá, Botafogo/SP, XV de Piracicaba e Guarani. E nesse ano conseguiu apenas duas vitórias (ambas em casa, contra Anapolina e Guarani) e ficou na 19ª colocação geral.

Já em 1991 o time fez uma campanha ruim numa Série B com 64 equipes. Voltando a ter um grupo regionalizado, conseguiu somente uma vitória contra o Rio Negro/AM e não passou à Segunda Fase, ficando em 54º na classificação final.

INDEPENDÊNCIA FC

Já o simpático time do Independência disputou apenas uma vez a Série B, no ano de 1991. O time caiu no mesmo grupo do Rio Branco e fez uma campanha bem ruim naquele ano. Marcou apenas sete pontos em 14 jogos, e ganhou apenas um jogo, em casa contra o Maranhão. Ficou em último do grupo e em último lugar na classificação final do campeonato, justamente o 64º lugar.

Então tivemos já quatro participações acreanas na Série B do Brasileiro, e se o Rio Branco subir (afinal de contas, está fazendo para isso), não será a primeira vez que, aquela antiga parte da Bolívia comprada pelo Brasil, jogará no segundo escalão do futebol nacional. E querem saber? Seria interessantíssimo ver um time do Acre na Segundona...

E a todos que escrevem errado por aí: Pesquisa sempre!!

Abraços

Fernando



Escrito por Algum membro do JP às 12h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]