Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 JOGOS PERDIDOS
 The Jenniffers - O novo rock!
 Distintivos!


 
 
No Esquinado - Curiosidades futebolísticas e estatísticas sobre futebol com o Selo JP


Jabaquara x São Vicente - A História de um Tabu

Buenas!

Enfim vou fazer minha estréia aqui NO ESQUINADO, e aproveito o final da segundona paulista para falar sobre um clássico regional e um tabu. Mas existe clássico e tabu na segunda divisão? Claro, pois o que faz um jogo virar clássico não é somente o enfrentamento de duas grandes potências do futebol, mas sim o enfrentamento de duas equipes que possuam algo em comum. Os clássicos na segundona surgem geralmente dos confrontos locais, quando times de cidades vizinhas, ou até mesmo da mesma cidade medem suas forças.

Nesse jogos, a vontade de vencer o adversário sempre cresce, e com isso surge a rivalidade. E nada mais saudável no futebol que rivalidade e vontade de vencer, pois são ingredientes que apimentam qualquer partida. Daí a razão desses jogos ficarem sempre interessantes e por sua vez virarem clássicos. E também nada é melhor que depois de uma bela vitória de sua equipe, você poder brincar saldavelmente com seu vizinho derrotado, no trabalho, ou num encontro casual na padaria.

E quando uma equipe começa a sempre levar vantagem sobre a outra, vem o tabu. E esse é o caso do confronto Jabaquara x São Vicente. As equipes tem histórias distintas no futebol. O velho Jabuca, ajudou a construir a história do futebol profissional paulista, sendo inclusive um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. Já o São Vicente preferiu o amadorismo em quase toda sua história, resolvendo ingressar no futebol profissional somente em 2002.

   x

O rivalidade e o clássico surgiram obviamente pela vizinhança entre Santos e São Vicente. E desde que o São Vicente se profissionalizou, as equipes se enfrentaram sete vezes, sendo que nunca o Jabaquara perdeu, daí o grande tabu. Acompanhe as estatísticas feitas pelo Fernando Martinez:

19/05/02 Jabaquara 4-0 São Vicente
21/07/02 São Vicente 0-3 Jabaquara
30/05/04 São Vicente 0-1 Jabaquara
04/07/04 Jabaquara 1-1 São Vicente
28/04/07 São Vicente 2-2 Jabaquara
17/06/07 Jabaquara 4-0 São Vicente
01/06/08 São Vicente 1-1 Jabaquara
20/07/08 Jabaquara  -  São Vicente
 
Geral              PG  J  V  E  D GP-GC   S
Jabaquara    15  7  4  3  0  16- 4  12
São Vicente    3  7  0  3  4  4-16 -12
 
Em Santos    PG  J  V  E  D GP-GC  S
Jabaquara      7   3  2  1   0   9- 1   8
São Vicente   1   3  0  1   2   1- 9  -8
 
Em S.Vicente PG  J  V  E  D GP-GC  S
Jabaquara       8  4   2   2  0   7- 3   4
São Vicente     2  4   0   2  2  3- 7  -4

 

Equipes do Jabaquara e São Vicente em 2007. Fotos: Emerson Ortunho.

Até o momento o Jabuca sobrou frente ao rival, são 4 vitórias e 3 empates. Em 2002, ano da estréia do clássico, o Jabaquara sobrou na B-3 (equivalente a 6ª divisão), aplicou duas goleadas no vizinho e ainda acabou campeão do torneio. Em 2003 as equipes estiveram em divisões diferentes. Em 2004, a rivalidade começou a ser criada, pois mesmo com o São Vicente fazendo uma grande campanha que garantiu o acesso da equipe para a Série A3 paulista, os vicentinos tiveram que amargar uma derrota e um empate para o Leão, coisas que só acontecem no futebol e principalmente nos clássicos. Em 2007 quando as equipes voltaram a jogar a mesma divisão, mais um empate e outra goleada do Jabaquara. Já em 2008, mesmo fazendo um fraca campanha, o Jabuca comseguiu segurar o rival no primeiro turno com um empate em São Vicente.

Lance de São Vicente 2 x 2 Jabaquara em 28/04/2007 no Masueto Pierotti. Foto: Emerson Ortunho.

Porém, no confronto que marcará a última rodada da primeira fase segundona de 2008, o tabu poderá cair por terra. O São Vicente tem uma boa equipe e ainda luta pela classificação, já o Jabaquara não tem mais nenhuma chance no campeonato, tanto que vários jogadores já foram negociados pelos seus gestores com outras equipes, deixando o elenco com poucas opções.

Com esses ingredientes, as possibilidades do São Vicente vencer o Jabaquara nunca foram tão grandes e só mesmo um milagre fará esse tabu ser mantido, mas como clássico é classico e vice-versa, tudo pode acontecer.

Bom, eu vou ficar na torcida como sempre, mas como bom desportista, digo: que vença o melhor! Pois tabus são para serem quebrados e construídos de novo.

Abraços!

Emerson



Escrito por Algum membro do JP às 22h39
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]